RECONHECIMENTO DOS TRECHOS DA BR-110/316 EM PERNAMBUCO
No dia 6 de fevereiro de 2024, o General Alessandro da Silva, Comandante do 1° Grupamento de Engenharia (1° Gpt E) e comitiva realizaram o reconhecimento da BR-110, no sub-trecho da cidade de Ibimirim/PE até a cidade de Petrolândia/PE e da BR-316, no sub-trecho do entroncamento com a BR-110 e a cidade de Inajá/PE, no contexto da futura Operação de Pavimentação das vias citadas.
O 1º Grupamento de Engenharia apresentou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em dezembro de 2023, o Projeto Executivo de Pavimentação das BR-110/316 em Pernambuco. A partir de então, a Autarquia trabalha na aprovação do referido Projeto demonstrando o interesse na participação do Exército Brasileiro (EB) na execução dessa missão.
Diante da manifestação por parte do DNIT em repassar a pavimentação ao EB, a Diretoria de Obras de Cooperação (DOC) determinou ao 1° Grupamento de Engenharia que elaborasse um Estudo Preliminar visando levantar a capacidade operativa deste Grande Comando na execução da referida operação.
Destarte, o 1° Gpt E realizou uma reunião itinerante nos trechos a serem pavimentados visando ratificar dados levantados e aumentar a consciência situacional dos participantes sobre os desafios dessa futura operação de Engenharia no Semiárido Nordestino.
Além do Comandante do 1° Grupamento de Engenharia, participaram do reconhecimento uma equipe do Centro de Operações de Engenharia (COE), o Comandante do 4° Batalhão de Engenharia de Construção (4° BEC), o Comandante do 1° Batalhão de Engenharia de Construção (1° BEC) e o Comandante do 7° Batalhão de Engenharia de Combate (7° BE Cmb).
Dessa forma, a Engenharia Militar do Exército Brasileiro busca manter a sua operacionalidade.
Redes Sociais