Uso de tecnologia na perfuração de poços beneficia população em Barra da Espingarda (RN)
João Pessoa (PB) - A equipe de Geofísica do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), composta pelo Tenente Coronel Matthew Edwin Myers, oficial de intercâmbio do Exército Americano, o Subtenente Gilmar Maia Penedo, o Servidor Civil Demétrio Araújo da Silva e o Soldado Alisson Palmeira dos Santos, estiveram na localidade de Barra da Espingarda, nas imediações de Caicó-RN, para realizar a análise Geofísica do terreno, empregando o equipamento Norte Americano de Eletrorresistividade (resistivímetro). O uso deste equipamento reduz significativamente a perfuração de poços secos, reduzindo o emprego desnecessário de pessoal, materiais e insumos, pois permite, após análise, verificar a existência de água no subsolo, podendo atingir até 250 metros de profundidade.
A ação, que ocorreu entre os dias 21 a 24 de setembro, apoiou uma localidade que sofre com a estiagem e é abastecida, em sua maior parte, por água de carros-pipa. O resistivímetro sinalizou, após minuciosa análise, o melhor lugar para a perfuração de poço artesiano naquele lugar.
O trabalho realizado pela equipe do 1º Gpt E, e apoiado pelo 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º BEC), sediado em Caicó-RN, sinalizou o local que foi perfurado, posteriormente, pelos estagiários do Curso de Perfuração de Poços, cuja parte teórica foi realizada no 7º Batalhão de Engenharia de Combate (7º BE Cmb), em Natal-RN.
O poço sinalizado pela equipe de Geofísica do Grupamento, ao ser perfurado, teve vazão de 600 litros de água por hora. Com isso, a população local terá os efeitos da seca dirimidos.
Redes Sociais