Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Uso de tecnologia na perfuração de poços beneficia população em Barra da Espingarda (RN)
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Uso de tecnologia na perfuração de poços beneficia população em Barra da Espingarda (RN)

João Pessoa (PB) - A equipe de Geofísica do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), composta pelo Tenente Coronel Matthew Edwin Myers, oficial de intercâmbio do Exército Americano, o Subtenente Gilmar Maia Penedo, o Servidor Civil Demétrio Araújo da Silva e o Soldado Alisson Palmeira dos Santos, estiveram na localidade de Barra da Espingarda, nas imediações de Caicó-RN, para realizar a análise Geofísica do terreno, empregando o equipamento Norte Americano de Eletrorresistividade (resistivímetro). O uso deste equipamento reduz significativamente a perfuração de poços secos, reduzindo o emprego desnecessário de pessoal, materiais e insumos, pois permite, após análise, verificar a existência de água no subsolo, podendo atingir até 250 metros de profundidade.

A ação, que ocorreu entre os dias 21 a 24 de setembro, apoiou uma localidade que sofre com a estiagem e é abastecida, em sua maior parte, por água de carros-pipa. O resistivímetro sinalizou, após minuciosa análise, o melhor lugar para a perfuração de poço artesiano naquele lugar.

O trabalho realizado pela equipe do 1º Gpt E, e apoiado pelo 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º BEC), sediado em Caicó-RN, sinalizou o local que foi perfurado, posteriormente, pelos estagiários do Curso de Perfuração de Poços, cuja parte teórica foi realizada no 7º Batalhão de Engenharia de Combate (7º BE Cmb), em Natal-RN.

O poço sinalizado pela equipe de Geofísica do Grupamento, ao ser perfurado, teve vazão de 600 litros de água por hora. Com isso, a população local terá os efeitos da seca dirimidos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página