Engenharia do Exército perfura e instala doze poços tubulares no Rio Grande do Norte
João Pessoa (PB) – O 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) encerrou, neste mês de maio, a Operação Seridó I, que realizou a prospecção, perfuração e instalação de doze poços tubulares em dez municípios entre a regiões Alto Oeste e Seridó do estado do Rio Grande do Norte. A Operação, iniciada em outubro de 2021, foi resultado de parceria entre o Exército Brasileiro e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e teve como objetivo garantir a segurança hídrica de comunidades potiguares que, antes, dependiam exclusivamente da distribuição de água de caminhões-pipa.
A Operação Seridó I abrangeu atividades de planejamento, reconhecimento de engenharia, levantamento geofísico com o uso do resistivímetro, perfuração, teste de vazão, análise da água, instalação de bombas e de equipamentos de cloração e a entrega do poço tubular. Além disso, foi necessário instalar dessalinizadores, equipamentos de osmose reversa destinados ao tratamento da água nos poços que apresentaram salinidade.
Os estudos geofísicos, para a prospecção de água, foram realizados por equipes da Seção de Poços e Desmonte de Rochas do 1º Gpt E e os trabalhos de perfuração e instalação, executados por militares do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Natal (RN).
Como resultado, mais de 1.500 pessoas estão sendo abastecidas com água de qualidade, tendo como vazão média 2.840 litros por hora nos poços entregues, uma quantidade de água equivalente a dois caminhões-pipa por dia.
Redes Sociais