Engenharia do Exército pretende instalar mais quatorze poços tubulares no Rio Grande do Norte
João Pessoa (PB) – O 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) segue realizando os trabalhos de prospecção hidrogeofísica, perfuração e instalação de quatorze poços tubulares no estado do Rio Grande do Norte, como parte da Operação Seridó II.
Até o momento, a equipe de poços do 7º Batalhão de Engenharia de Combate perfurou e instalou dois poços, com dessalinizador, em Currais Novos (RN), que atenderão 111 famílias. Ao final da Operação, sete municípios serão beneficiados, sendo dois poços tubulares em cada um.
As pesquisas hidrogeofísicas para a locação dos poços, com o uso do resistivímetro, estão em andamento e são de responsabilidade da Seção de Poços e Desmonte de Rochas do 1º Gpt E. Além de Jaçanã e São Tomé, os próximos municípios a serem locados serão: Coronel Ezequiel, Lajes Pintadas, Campo Redondo e Santa Cruz.
Iniciada no primeiro trimestre de 2023, a Operação Seridó II é resultado de uma parceria entre o Exército Brasileiro e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e tem como objetivo mitigar o problema da seca no interior no Rio Grande do Norte, garantindo a segurança hídrica de comunidades potiguares que, antes, eram abastecidas exclusivamente pela distribuição de caminhões-pipa.
Redes Sociais